
Essas são algumas perguntas que você deve se questionar para tentar definir sua empresa. Trabalho e casamento se assemelham em muitos pontos. Ambos exigem dedicação, tempo, paciência e caminham com uma boa dose de expectativas. E, por isso, para se “casar” com uma empresa, é preciso conhecê-la, testá-la e encontrar nela características que sejam importantes para você.
Mas como fazer isso? Nos relacionamentos amorosos nós conhecemos a pessoa, namoramos, analisamos as afinidades, qualidades do parceiro. E com o trabalho não deve ser muito diferente. Antes de tudo, é necessário pensar no que você preza em uma empresa. Oportunidade de crescimento? Bom ambiente de trabalho? Aprendizado? Bom salário? Estabeleça prioridades e procure se informar com amigos, ou através de sites e revistas sobre as empresas que oferecem as oportunidades que você busca encontrar para se desenvolver profissionalmente. Ajude-se a chegar onde você deseja. Estabeleça metas; são elas que nos ajudam a não gastar tempo com o que não é necessário e a sermos mais objetivos com nossos desejos.
Para facilitar, descubra como sua empresa (ou a empresa onde deseja ingressar) foi formada, qual sua história, seus valores. Seja sensível e perceba o clima organizacional, como são as pessoas que formam a companhia. Nada melhor do que o dia-a-dia para saber se você se identifica com o que faz e tem prazer em realizar suas tarefas. Tente construir uma história feliz, faça a sua parte.
Mas, caso esse relacionamento não dê certo, não desanime. Relacionamentos se desfazem, e então cabe à você partir pra outra e tentar ser feliz em outro lugar. A chave do seu sucesso está dentro de você. E lembre-se que não é só a empresa que nos escolhe, também temos que escolher a empresa.