MAIS INFORMAÇÕES LIGUE (71) 3407-1584 / 8810-7805 / 8227-3689 / 9171-0685 / 9679-2466

quinta-feira, 11 de abril de 2013

As 100 marcas mais valiosas do mundo em 2012


Apple valoriza 129%, desbanca IBM do 2º lugar e encosta em Coca-Cola, segundo relatório anual da Interbrand

Garrafa de Coca-cola
Coca-Cola: marca garante novamente a liderança mundial como marca mais valiosa
São Paulo - A Apple obteve uma valorização de 129% no valor de sua marca do ano passado para cá, desbancando a IBM da 2ª posição entre as 100 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a consultoria de branding Interbrand. A marca já encosta na Coca-Cola, que continua na 1ª posição.
O estudo, divulgado hoje, mostra a Coca-Cola na liderança pelo 13º ano seguido, mas nem por isso em uma situação confortável. Valendo 77,839 bilhões de dólars, a marca fica apenas um pouco à frente da Apple, que neste ano apresentou um valor de marca de 76,568 bilhões de dólares. 
A grife criada por Steve Jobs já havia demonstrado uma valorização de nove posições no ano passado, quando ocupou o 8º lugar, valendo 33, 492 bilhões de dólares. Em 2010 a marca ocupava a 17º posição (veja os rankings de 2010 e 2011).
Outra movimentação significativa foi a do Facebook, que entrou para o top 100 no 69º lugar, e a do Google, que mantém a 4ª posição depois de ter um aumento de 26% no valor da marca no ano passado, deixando a rival Microsoft em 5º.
Assim como no ano passado, o ranking não trouxe nenhuma marca brasileira.
Marcas de tecnologia lideram
Cinco das 10 marcas mais valiosas do levantamento deste ano são do setor de tecnologia - Apple, Google, Microsoft, Intel, e Samsung. O destaque é da Apple, que experimentou um crescimento recorde no valor da marca.
O que leva em conta
Para desenvolver o relatório, a Interbrand examina os três aspectos chave que contribuem para o valor da marca: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca, o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.
Veja o top 20 da Interbrand e acesse o ranking completo.
20122011MarcaSetorValor em bilhões (US$)Variação (%)
 1 1 Coca-Cola Bebidas 77,839 8%
 2 8 Apple Tecnologia 76,568 129%
 3 2 IBM Serviços de Negócios 75,532 8%
 4 4 Google Tecnologia 69,726 26%
 5 3 Microsoft Tecnologia 57,853 -2%
 6 5 GE Diversificado 43,682 2%
 7 6 McDonald's Restaurantes 40,062 13%
 8 7 Intel Tecnologia 39,385 12%
 9 17 Samsung Tecnologia 32,893 40%
 10 11 Toyota Automotivo 30,280 9%
 11 12 Mercedes-Benz Automotivo 30,097 10%
 12 15 BMW  Automotivo 29,052 18%
 13 9 Disney Mídia 27,438 -5%
 14 13 Cisco Serviços de Negócios 27,197 7%
 15 10 HP Tecnologia 26,087 -8%
 16 16 Gillette FMCG 24,898 4%
 17 18 Louis Vuitton Luxo 23,577 2%
 18  20 Oracle Serviços de Negócios 22,126 28%
 19 14 Nokia Eletrônico 21,009 -16%
 20 26 Amazon Serviços de Internet 18,625 46%

 
Todos os direitos reservados a Mafredine Informática