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segunda-feira, 23 de abril de 2012

iPad mini pode ser 'o pior pesadelo para os concorrentes'.


Ideia que Steve Jobs ridicularizou um ano antes de morrer pode alavancar, ainda mais, a Apple.


Kindle Fire, tablet Android com 7", da Amazon Foto: AP


Rumores sobre o lançamento de um iPad mini não param de crescer. E como aponta a agência a AP, a Apple gera mais fofocas que qualquer celebridade. As últimas dão conta de que a companhia encomendou de seus fornecedores na Ásia telas de 7,86 polegadas - menor que a tela atual do iPad, com 9,7 polegadas. Mas segundo analistas, a ideia que já ridicularizada por Steve Jobs, cofundador da Apple, pode alavancar, ainda mais, a companhia em um mercado com tantos concorrentes.



- Do ponto de vista competitivo, acreditamos que um iPad mini, com um preço mais baixo, seria o pior pesadelo da concorrência, acostumada a competir com o iPad grande - disse Shaw Wu, analista da Sterne Agee.
A Apple conseguiu abafar concorrentes que optaram por desenvolver tablets com o mesmo tamanho do iPad. Mas, no ano passado, a Amazon redescobriu a pólvora e pôs fogo no mercado americano com o Kindle Fire, de 7 polegadas - um tablet Android que nasceu em uma família de e-readers e custa apenas US$ 199. A companhia achou um caminho alternativo longe do domínio da Apple e já vendeu milhões deles, longe da Maçã.

A Apple vende o iPod Touch, seu menor aparelho de mídia, por US$ 199, mas sua tela tem a metade do tamanho do Kindle Fire: 3,5 polegadas. O aparelho não serve bem a quem deseja desfrutar de livros e filmes em uma tela pequena. O iPad mais barato custa, com 16GB e Wi-Fi, US$ 399.
Mas preço não é o único motivo para os clientes optarem por um tablet menor. Um modelo de 7 polegadas cabe em bolsas, ao contrário do iPad.

Wu diz que viu provas de a que a Apple está experimentando duas telas menores para tablets desde 2009, mas que não faz sentido o lançamento de um iPad mini ser é "iminente". Seria difícil para a Apple obter lucro com um iPad de 7 polegadas, vendido por US$ 299, por exemplo.

A estimativa de analistas da iSuppli IHS é de que um iPad de 7 polegadas custaria cerca de US$ 250 para produzir, um número que não inclui os custos de desenvolvimento, embalagem ou royalties pagos por patentes. O que sugere que a Apple deveria vendê-lo por US$ 329 ou US$ 349.

- A primeira coisa que temos em mente é: a Apple não vai vender um produto que não seja rentável - disse Rhoda Alexander, da iSuppli.
Outro problema é que um iPad menor, pode acabar se tornando uma dor de cabeça para os desenvolvedores.

- Trabalhar em um tamanho de tela diferente acaba sendo uma tonelada a mais de trabalho - disse Nate Weiner, o criador do Pocket, um aplicativo que armazena páginas da web e outras mídias para leitura posterior.

- Se você pegar, por exemplo, uma interface construída para o iPad e tentar rodar no Kindle Fire, ela simplesmente não se encaixa - disse ele.

No entanto, os desenvolvedores que já adaptaram seus aplicativos para o Kindle Fire ou outros dispositivos Samsung de sete polegadas não teriam que enfrentar grandes obstáculos na adaptação para um terceiro tipo de tela da Apple, diz Weiner. Lembrando que o novo iPad, ou iPad 3, tem uma tela HD, que pede algumas alterações para softwares na App Store.

Jobs, cofundador da Apple fez uma aparição em uma teleconferência em um outubro de 2010 para fazerum discurso inflamado contra o tablet de 7 polegadas da Samsung, criado para ser o primeiro desafio para o iPad

- Eu não que se possa fazer um grande tablet com uma tela de 7 polegadas - disse Jobs disse. - Eles são grandes demais para competir com um iPhone e pequenos demais para competir com um iPad.

- Há limites claros do quão próximo você pode colocar fisicamente os elementos em uma tela (para serem tocados com os dedos). O tamanho de 10 polegadas é o mínimo necessário para criar bons aplicativos - disse.



Fonte: OGlobo 



 
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