MAIS INFORMAÇÕES LIGUE (71) 3407-1584 / 8810-7805 / 8227-3689 / 9171-0685 / 9679-2466

segunda-feira, 12 de maio de 2014

Profissões: Designer e Webdesigner


Basicamente, um designer gráfico trabalha com os materiais que serão impressos, bem como seu formato, dobra, tamanho, cores, fontes, finalidade, facas, imagens. E entre os recursos que utiliza para exercer seu trabalho estão Illustrator, Photoshop e o Indesign. E o web designer pode ser descrito como aquele profissional que entende de web, ou seja, tem conhecimento em programação, precisa dominar HTML e CSS e sabe montar um site e domina esse ambiente virtual além do conhecimento básico do design gráfico.
O profissional que lida com as áreas do Design é chamado designer. Ele pode exercer seus conhecimentos em variados campos. Por exemplo, trabalhar com desenho industrial, desenvolver revistas e materiais publicitários, atuar em identidades visuais, criar produtos, desenvolver outras funcionalidades para formas já conhecidas, adaptar objetos a acessibilidade, atuar também na web, entre outros.
Dessa forma compreendemos que um designer pode desenvolver produtos para serem vinculados na web sem necessariamente ser um webdesigner. Embora haja no mercado esta diferenciação onde cada profissional é solicitado de acordo com a finalidade do projeto, isto não impede que uma única pessoa domine os dois conhecimentos de áreas que são afins.
No design.blog autor Canha publicou um conjunto de perguntas e respostas (entre elas algumas que estão reproduzidas abaixo) que ilustram melhor a competência destes profissionais:
“ Ah, então eu não preciso ser designer para ser web designer!’. Pera lá! Não falei isso também! Qual a vantagem de um web designer que sabe de design gráfico sobre um web designer que fez um curso de Photoshop? É gigante. Como designer gráfico, aprendemos sobre usabilidade e acessibilidade. O web designer precisa pensar como que um deficiente visual vai visualizar o site, por exemplo. Ou como uma pessoa que só não possui um mouse pode navegar pelo site. Você aprende a lidar com isso no design gráfico. As chances de um web designer sem formação em design (os chamados ‘micreiros’) fazer um trabalho meia-boca são gigantes, mesmo que ele realmente seja o mestre do Photoshop e do Flash.
‘Então o que faz o designer para web?’. O designer para web é o designer que não entende bulhufas de código. É o cara que vai ser contratado no final do serviço e os programadores vão dizer: “olha, aqui está uma tela de 1024×768 pixels. Desenhe um site dentro deste espaço“. Ele não vai ser contratado para lidar com os elementos de navegação, por exemplo. Ele vai apenas criar ‘o visual’ do site. O que deixa bem claro que design impresso é diferente de design para a tela”
Ainda no campo virtual, há uma diferenciação entre webdesigner (programação visual do site, domínio de HTML); webmaster (cuida da manutenção do site), webdeveloper (programação do engine: base de dados, controle de acesso, etc).

 
Todos os direitos reservados a Mafredine Informática