Um dos destaques da pesquisa do IBGE é o crescimento na aquisição de bens duráveis.
O brasileiro está se conectando mais, enquanto o uso do celular como único aparelho de telefone cresce nos domicílios. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta sexta-feira, 21, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) 2011 que mostram indicadores socioeconômicos e evidenciam o aumento da penetração da Internet e da telefonia móvel no País.
Um dos destaques da pesquisa é o crescimento na aquisição de bens duráveis. Em particular, é notável como a população está adquirindo mais PCs com acesso à Internet: o crescimento foi de 6,375 milhões de domicílios (39,8%) em relação a 2009, totalizando 22,368 milhões de residências, o maior crescimento entre os bens duráveis na pesquisa. De acordo com o Pnad, a penetração da Internet no País chegou a 37,1% em 2011.
Por outro lado, mais 3,883 milhões de domicílios possuíam computador à época do levantamento, mas sem conexão à Internet. A falta de acesso não impediu o crescimento da presença de computadores sem acesso, aumentando 29,7% em relação a 2009.
De qualquer forma, o número de internautas cresceu no País. Segundo a Pnad, em 2011, 77,7 milhões de pessoas acima dos 10 anos de idade declararam ter usado a Internet até três meses antes da data de entrevistas, o que representou um aumento de 14,7% em relação a 2009. Nesse intervalo de dois anos, todas as regiões do Brasil registraram crescimento nesse percentual, com o Centro-Oeste como destaque com 17,2%. Excetuando grupos de pessoas com mais de 40 anos, todos tiveram percentuais acima de 50%, com destaque para o grupo de adolescentes de 15 a 17 anos (74,1%) e jovens de 18 e 19 anos (71,8%). Entre as pessoas acima de 50 anos, apenas 18,4% afirmaram ter utilizado a Internet no período pesquisado.
Fonte: Exame