Qual o perfil do seu pai? Usuário doméstico, profissional, viajante ou heavy user? Nesse dia dos pais selecionamos alguns bons notebooks para presentear os pais de acordo com as suas necessidades diárias.
Doméstico
Se o seu pai é daqueles que não trabalha muito com o computador nem é aficionado em games, mas gosta de consumir todo tipo de mídia, navegar ou precisa usar o computador para algumas tarefas simples do dia a dia, talvez o notebook HP Pavilion DV6-6170BR seja uma excelente escolha de máquina. O presente servirá para ele, mas também para todos da casa.

Seu hardware preenche muito bem as necessidades diárias. O processador é um AMD A6 3400M Quad core de 2,3GHz com Cache L2 de 4 MB, que oferece bom desempenho, principalmente se for feito um overclock. Para acelerar as tarefas o laptop possui 4GB de memória RAM expansível até 8GB. O armazenamento também é dos bons, com 750GB de HD: espaço de sobra para fotos, filmes, arquivos de texto e muito mais. A placa de vídeo é uma Radeon 6750M de 1GB dedicado, que oferece uma performance gráfica capaz de rodar os jogos atuais com desempenho de médio.
A bateria é de íon de lítio com 6 células e 5600mAh, que a HP afirma aguentar até 6 horas. Um tempo até bom para um notebook que será usado em casa, ou seja, sempre perto de uma tomada.
As conexões também não decepcionam. Ele traz Bluetooth, saída HDMI e slots para cartões SD e MMC. Para usufruir da internet este modelo apresenta conexão wireless 802.11 b/g/n e mais entradas para rede LAN Ethernet integrada Gigabit 10/100/1000.
O corpo é em alumínio escovado, o que produz um bom visual e sensação de durabilidade ao 6170BR. O teclado no estilo chiclete é completo, com teclado númerico à direita, confortável e bom para uso prolongado. E não se pode esquecer da sua câmera, que é bem útil para falar com a família e amigos em vídeo-chamadas no Skype.
Profissional
Notebooks são, hoje, ferramentas fundamentais para muitas profissões. Se seu pai depende do computador para realizar seu trabalho, o Samsung Série 7 Chronos pode ser uma boa pedida.
Não tão caro quanto um Macbook Pro ou um HP EliteBook 8460p, duas máquinas excelentes para atividades profissionais, o Série 7 Chronos é rápido, durável e atraente, preenchendo os requisitos deste perfil.
Sua performance, baseada em um processador Intel Core i5 de 2,4GHz, memória RAM de 6GB ou 8GB e placa de vídeo AMD Radeon HD6750M com 1GB, pode aguentar trabalhos de edição de vídeo, som e imagem, por exemplo.

Apesar da tela ser de boa qualidade, ela é somente uma LED HD Plus One de 1600×900 pixels. No entanto, para aqueles pais que trabalham sempre deslocando-se, isso pode ser uma vantagem. A tela é anti-reflexiva, o que permite usar o notebook ao sol. No quesito mobilidade o teclado retro iluminado, sua bateria com durabilidade de 9 horas e seu peso também ajudam. A máquina pesa apenas 2,15Kg. Não é um ultrabook, mas é leve para sua configração e tamanho da tela, uma 15″ em um chassi de 14″.

Viajante
Ultrabooks são a febre do momento em mobilidade e desempenho. Por isso, para preencher as necessidades de um pai que vive viajando, mas não quer perder contato com a família e precisa de uma boa máquina para tarefas diárias, o ultrabook da Sony, o Série T é uma boa pedida.
Um dos destaques do Série T é seu preço médio. O computador não é tão caro, se comparado a outros ultrabooks, e não deixa a desejar em qualidade e desempenho.

Como todo o ultrabook, ele carrega um SSD, mas de pouca capacidade. São 32GB para acelerar as tarefas mais comuns, como ligar, voltar de hibernação e desligar. Para reforçar a armazenagem há ainda um HDD de 320GB.
Sua conectividade fica por conta de Wi-Fi 802.11 b/g/n, Bluetooth 4.0, ethernet, uma entrada USB 2.0 e uma USB 3.0 Charger, que permite o carregamento de aparelhos com o notebook desligado. Há também uma saída HDMI e uma VGA para ligar em outros monitores e Tvs, que ajuda sua pequena tela LED de 13,3″ e resolução de 1366 x 768 pixels. Para os cartões de memória temos suporte a Memory Stick Duo, Memory Stick PRO, SD memory card SDHC e SDXC.
Já que seu foco é o transporte, o Série T também é resistente, pois seu chassi é todo de alumínio escovado e a bateria aguenta 7 horas de autonomia no modelo com processador i5.
Heavy User

Dessa forma, os notebooks não costumam ser a primeira opção daqueles que buscam alto desempenho. Por outro lado, alguns fabricantes tem notoriamente criado pcs móveis de alto desempenho que valem o investimento para aqueles que têm pouco espaço em casa, não têm problema em desembolsar uma boa quantia e/ou gostam de poder levar sua máquina para qualquer lugar.
Mas heavy users são heavy users. Se seu pai se encaixa nesse perfil, o Asus G75VW é uma boa opção. Seu preço não é nada amigável, mas é compatível com sua poderosa configuração, com processador Intel Core i7 3720QM ou Intel Core i7 3610QM, memória DDR3 1600 MHz SDRAM, 4 x SO-DIMM soquete para expansão de até 16 GB SDRAM e placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 660M de 2GB ou uma 670M com 3GB GDDR5 VRAM.
Tais aspectos farão a sua máquina rodar jogos, como Batman: Arkham Asylum em alta performance e Skyrim ou Metro 2333 em médio. Se ele for usado para edição de mídias também não terá problemas. Para exibir os belos gráficos desses jogos o G75VW traz uma tela 3D de 17.3″ Full HD com óculos 3D ativo da Nvidia.

O armazenamento desse monstro é feito por dois HDDs de 750GB, mais um SSD de 256GB, mas se lhe faltar espaço, ele também oferece um combo com gravador de CD/DVD e leitor de Blu-Ray para criar CDs e usufruir das mídias óticas mais avançadas.
Em conectividade ele agrega uma porta VGA/Mini D-sub de 15-pinos para monitor externo, quatro portas USB 3.0, uma RJ45 para LAN, uma HDMI, uma SPIDIF speaker out e uma mini Display Port, wireless integrado 802.11 b/g/n e Bluetooth 4.0.