Programa simula visão ao posicionar a câmera em frente às imagens. Cientista visitou sala com pinturas de Van Gogh que usava filtros de luz.
O cientista japonês Kazunori Asada criou um aplicativo para celulares que simula a visão do daltônico ao posicionar a câmera do aparelho em frente às imagens. Asada teve a ideia de criar o simulador após conhecer uma sala que usa filtros de luz para mostrar a visão do daltônico.
Ao participar de um evento em uma universidade, o cientista conheceu a sala, que tinha pinturas de Vincent van Gogh. Asada se surpreendeu ao ver que os trabalhos do artista ficaram ainda melhores na visão do daltônico. “Sob a luz filtrada, descobri que as pinturas de Van Gogh pareciam diferentes das que eu sempre havia visto”, escreveu Asada em seu blog, no início de agosto.
“O pintor tem um jeito um pouco estranho de usar as cores. Embora o uso de cores é rico, as linhas de diferentes cores aparecem simultaneamente, ou o ponto de uma cor diferente aparece de repente. Eu já ouvi que, com isso, se presume que Van Gogh tinha deficiência visual de cores. No entanto, nas imagens de Van Gogh vistas na sala, para mim, a incongruência de cores e a rugosidade da linha tinha desaparecido silenciosamente”.
O aplicativo para smartphone “Chromatic Vision Simulator”, disponível para iOS e Android, permite que uma pessoa com visão normal veja as cores do mesmo jeito que um daltônico. “Esse tipo de deficiência significa que certas combinações de cores são difíceis de diferenciar”, disse Asada.
Porém, para comprovar ainda melhor a sua teoria, Asada passou dois dias trabalhando para desenvolver um software para a web. A ferramenta simula, lado a lado, a visão de cores de um daltônico ao carregar uma imagem para o site. O cientista aplicou as pinturas de Van Gogh no software e publicou o resultado no seu blog.
Fonte: G1