Rumores indicam que o Google vai repetir a mesma estratégia adotada no segmento de smartphones, e vai lançar o seu próprio tablet com seu sistema Android em estado puro. Segundo o site SlashGear, a gigante de Mountain View pode iniciar a produção do novo produto já no mês de abril.

Segundo o site, a ideia do Google é lançar um tablet da linha Nexus, com uma tela de 7 polegadas e resolução de 1.280 x 800. Provavelmente o aparelho executará a versão 4.0 (Ice Cream Sandwich) do sistema operacional Android.
O objetivo do Google é muito claro: fazer parte, de forma efetiva, de um dos segmentos mais lucrativos do atual mercado de tecnologia. Porém, a empresa não pode repetir a mesma estratégia feita com os seus smartphones (ou “Google Phones”). A empresa falhou ao oferecer a primeira versão do telefone apenas na internet, além de pecar com diversos problemas de hardware, que só foram corrigidos na segunda versão.
Além disso, apesar de ter um hardware muito robusto, os smartphones da linha Nexus não conseguem obter a mesma visibilidade de outros smartphones Android de marcas como Samsung, LG e Motorola.
Outro detalhe que ainda não está muito claro é se o tablet do Google será um concorrente direto de modelos com preços populares, como o Nook e o Kindle Fire, da Amazon, ou se o seu preço final vai se posicionar entre os modelos mais caros. A informação mais consistente sobre esse projeto vem do analista de mercado da DisplaySearch Richard Shim, que recentemente afirmou à CNET que a produção inicial desse tablet deve se estabelecer na marca entre 1.5 e 2 milhões de unidades.
Além disso, sobre sua configuração, vale a pena registrar que quanto maior a resolução de sua tela, mais ajustado o tablet estará para trabalhar com o sistema Ice Cream Sandwich. Se o futuro tablet do Google confirmar estes valores divulgados de resolução de tela, o tablet Nexus já contará com uma vantagem interessante em relação aos modelos da Amazon e da Nook. Este pode ser o principal sintoma que o modelo é dedicado à faixa de produtos “premium”, se aproximando da proposta do atual Samsung Galaxy Tab 7.7, que possui um chassi fino e tela Super AMOLED Plus.
Os rumores reforçam as declarações bem humoradas de Eric Schmidt em dezembro, que disse que a empresa estava se preparando para comercializar “um tablet de alta qualidade”. No entanto, o executivo não deixou claro se o produto seria um projeto próprio do Google, ou se seria um projeto em parceria com um de seus parceiros.
Fonte: TechTudo