Aplicativos podem espionar conteúdo pessoal dos
usuário
De acordo com uma denúncia feita no dia 27 de fevereiro pelo jornal britânico Daily Mail, usuários de aplicativos gratuitos para celular precisam se precaver. De acordo com a publicação, um bom número de apps famoso tem a permissão para acessar informações pessoais.
Segundo a reportagem, alguns softwares têm como requisito de instalação a permissão do usuário para que o programa tenha acesso às suas informações, aos seus e-mails e até às suas mensagens de texto.
O jornal afirma ainda que os aplicativos do Flickr e do Yahoo!, além de conseguirem monitorar SMSs, podem acessar remotamente imagens da câmera do celular e até discar e interceptar chamadas sem que ninguém perceba.Entre os que constam na lista de “ladrões” de informações estão o Facebook, YouTube, Foursquare, TweetDeck e até mesmo Angry Birds.
Para se ter uma ideia, o aplicativo do Facebook já foi baixado por mais de 100 milhões de pessoas, as quais deram à companhia o direito de saber suas localizações, ler suas mensagens de texto, ter acesso aos dados dos contatos e às ligações recebidas pelo dono do aparelho
.É claro que essas informações causaram revolta aos órgãos defensores de privacidade, já que os dados podem ser vendidos para empresas que fazem pesquisa de mercado, o que geraria mensagens indesejadas e spam.
Em resposta, o Google alegou que o Android sempre informou os consumidores dos dados que um aplicativo pode acessar, e que requer aprovação dos usuários antes da instalação. Já o porta-voz do Facebook disse que o pedido de permissão para ler mensagens de texto é enviado ao usuário, e que se a empresa for utilizar essas informações, será com apropriado controle. Flickr e Yahoo! não se manifestaram.
Fonte: TechTudo
Fonte: TechTudo