Material utilizado foi o Lego Mindstorms, que é um kit de apoio pedagógico. Participantes puderam criar e desenvolver diversos tipos de robôs.

A Campus Party Recife teve, nesta sexta-feira (27), uma oficina de robótica com peças do projeto Lego Mindstorms NXT, que é o Lego usado nos projetos pedagógicos tecnológicos de ensino fundamental e médio. Com o material didático e mais sensores profissionais, dos tipos pneumático, acelerômetro, giroscópio e de cor, campuseiros de todas as idades e formações montaram robôs autoguiados. As máquinas têm dois motores especiais, com autonomia na direção e controle de ações previamente programadas.
A oficina lotou. Entre os participantes, estava o campuseiro Henrique Costa, 32 anos. "A criança não muda, o que muda é o preço do brinquedo", comentou. "Eu achei fácil montar. Só precisamos de orientação na parte de programar o motor, porque a montagem mecânica é mais lógica, basta usar a criatividade", completou.
O Lego Mindstorms NXT não é vendido em lojas. "O kit faz parte de um projeto pedagógico, que traz também fascículos, capacitação e assistencia pedagógica. Estamos há dez anos em Pernambuco, incentivando o uso de tecnologias no currículo escolar, por isso achamos importante estarmos presentes na Campus Party, que para mim é um grande marco ter saído do eixo Rio-São Paulo", disse Márcio Domingos, sócio-diretor da Stae Educação e Tecnologia, que representa a Lego no estado.
Em Pernambuco, 259 escolas da rede estadual usam o Lego Mindstorm NXT, além oito particulares e mais oito do sistema S (Sesc, Sesi, Senai e Senac). Outras informações sobre o projeto estão disponíveis no no site oficial.
Fonte: G1